top of page

A educação é uma arma contra o sistema



Educação não é despesa. Educação é investimento.

Um povo sem educação torna-se manipulável, vira massa de manobra nas mãos dos que têm poder. Educação é poder e implica em conhecimento, porque através dela, uma pessoa desenvolve sua capacidade intelectual, desenvolve seu senso crítico, seu discernimento.

Porém, não é isso que os governantes querem. Eles não querem governar para um povo que pensa, que tem estudo, que tem senso crítico. Isso não traria bons resultados para eles, quiçá nem chegassem ao poder, quiçá nem conseguissem se reeleger. Um povo com estudo, muda tudo. Sem educação, uma sociedade não tem futuro, não tem sustento, não vai muito longe.

Segundo Paulo Freire, a educação não muda o mundo, a educação transforma as pessoas, pessoas mudam o mundo. Eles não investem na educação, porque isso os prejudicaria. Assim como também não combatem a pobreza, a miséria, a fome. Não é interessante para eles. A pobreza tem que existir, para que fiquem [TM1] ricos. A fome, a miséria, a educação precária, tudo isso, e um pouco mais, favorecem o domínio deles.

Não é um trabalho justo, nem tampouco humano. Por anos, indivíduos de uma mesma sociedade, traíram uns aos outros, pela mera busca por poder. Pessoas enriqueceram, a maioria subindo nas costas dos mais fracos, dos analfabetos, dos pobres, dos trabalhadores. A educação é uma arma contra o sistema. Eles não investem em educação, não incentivam, não favorecem, eles não se importam. A maioria dos governantes não governa para o povo, eles fecham os olhos e tapam os ouvidos.

Todo mundo tem direito a educação. Isto está na Constituição. É dever de todo governante investir em políticas públicas. investir no povo, para quem governa. Investindo no povo, investe-se no país. Eles não são nada sem o povo, a maioria que sofre, que luta diariamente para sobreviver. Quem sustenta essa pirâmide é a base, é o povo. Eles ainda não acordaram pra isso, ainda não se deram conta, mas, com certeza, se houvesse investimento na educação para toda a população, essa pirâmide já teria se desestruturado ou, pelo menos, haveria uma mudança significativa na sociedade.

 

Sobre o Autor:

Ruan Vieira


 

Revisado por: Tatiana Iegoroff

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Terror

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page