top of page

Forjados na Guerra - Projeto de Quadrinhos em Financiamento Coletivo

Atualizado: 14 de mai. de 2021



Se você gosta de quadrinhos e está interessado em ler uma estória com trama mais adulta, viemos apresentar um projeto interessantíssimo, completamente brasileiro e independente: Forjado na Guerra - A Retaliação Cruel é desenvolvido por uma equipe composta por quatro pessoas.

  • Gustavo Pietkowicz Freire é o roteirista e criador tanto da campanha, como também da história. Atua como Auxiliar de Marketing em uma leiloeira e tem estudado a arte dos quadrinhos;

  • Marcus Pedro de Barros é o desenhista. Formado em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), atua com foco em ilustração e quadrinhos desde 2004, quando iniciou o curso na universidade. Participou do projeto independente, também nacional, intitulado Cyberpunks, e tem trabalhado para estabelecer seu lugar no mercado internacional dos quadrinhos;

  • Cristiano Cruz é o colorista. Paulista e estudante de quadrinhos desde 1994, atua profissionalmente nesta área desde 2017, atuando tanto no mercado nacional como no exterior; e

  • Deyvison Manes é o letrista, ou seja, o responsável pelos balões de diálogos. Designer Gráfico de extensa experiência no segmento publicitário e apaixonado por cultura POP, seu currículo no universo dos quadrinhos inclui trabalhos como letrista, roteirista e editor. Atualmente, foca no trabalho como letrista e diagramador em títulos independentes de quadrinhos, dentro e fora do Brasil, tendo sido colaborador em diversas produções, tais quais: 321: Fast Comics (volumes 1 e 2), The Few And Cursed (Timberwolf Entertainment), Escolhas e Até o fim (Geektopia), Onodata (Draconian Comics), Steampunk Ladies e Cangaço Overdrive (Editora Draco), LAIR (Headshot comics) e Tomb Busters (Stork Studios). Em 2018, participou de Graphic MSP do Cebolinho. Ah! E é, também, autor da HQ Justiça Sideral.

(Gustavo, Marcos, Cristiano e Deyvison, respectivamente, da esquerda para a direita)


Iniciada no Catarse em 20 de abril de 2021, a campanha de financiamento coletivo do projeto objetiva arrecadar dinheiro para o financiamento da produção da HQ. Já finalizado, o Roteiro está engatilhado para revisão, e depende de atingimento de meta na plataforma, para prosseguimento.

A meta para a entrega dos exemplares está prevista para dezembro deste ano de 2021, e a Gráfica Idealiza, localizada na cidade de Londrina/PR deverá ser responsável pela impressão, tanto dos exemplares como também das outras recompensas que serão entregues aos financiadores do projeto.

A campanha pode ser apoiada desde uma contribuição desinteressada, passando por recompensas discretas (como receber a versão digital e/ou a impressa do quadrinho) e chega ao recebimento de inúmeros brindes, como postais, pôsteres e marcadores de página.

A maior recompensa concede ao apoiador ter o direito de pedir o que quiser para o desenhista. Pode ser uma caricatura, um personagem favorito, ou até mesmo a pessoa como seu herói predileto. Todavia, esta opção é limitada a 20 apoiadores.

Quanto ao enredo, o quadrinho propõe uma reflexão sobre as consequências causadas pela vingança. Nas palavras dos realizadores:

"A história ambienta-se em um futuro sombrio e caótico, desprovido de paz e esperança, apresentando um planeta devastado por milícias imperialistas que planejam dominar a última cidade que ainda resiste contra suas forças."

O projeto não se limita a essa trama. O sucesso pode ser apenas o começo de uma longa história, a ser expandida nas edições seguintes, com batalhas espaciais e confrontos entre impérios intergalácticos. Podemos estar diante de um novo clássico!


Não está ainda louco para contribuir? Confira mais do projeto:



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page