top of page

Philosophus Tavernisticus

Memórias


Essa semana não li nada diferente nem assisti a algum filme novo. Na verdade gosto de ver filmes que assistia quando criança. Principalmente pelas lembranças que voltam e pela sensação de conforto e nostalgia.

Engraçado que alguns filmes têm uma atmosfera que me faz lembrar certas coisas que nunca consigo descrever. Mas tenho me esforçado para realizar essa descrição. Um ponto que notei é a música. Parece que tudo que gosto tem trilha sonora composta por John Willians: E.T., Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Tubarão, Star Wars, Indiana Jones, etc. Essa sensação que falei acima, eu acredito que se deva a isso. Mas havia outra relacionada a filmes como Conan, o Bárbaro; Conan, o Destruidor; Guerreiros de Fogo, que me provocavam um sentimento que, também, não consigo descrever. Mas vou tentar.

Revendo esses filmes notei que o cenário me chamava muita atenção. Ruínas imensas, grandes vales, templos, etc. Ah! Senhor dos Anéis também me trouxe essa sensação. Lembro-me de uma cidade em Conan, o Destruidor que ficava sobre uma colina. Rohan também... Eternia também. Jedha também!

Nossa!

Será que é algo estratégico?

Talvez seja.

Mas de qualquer maneira é muito legal e chama a minha atenção de uma maneira quase mágica.

Game of Thrones também me deu essa sensação.

Nunca entendi de onde veio esse gosto por esses tipos de cenários.

Star Wars tem uma coisa assim também. Desertos, Ruínas.

Acho que criaram uma identidade visual; iconográfica que marcou muito a minha infância e, talvez, rever esses cenários faça-me reviver sentimentos lá daquela época.

Tento criar isso em meu livro: Crônicas Barbaras.

Não sei se conseguirei. Explicar o gosto da maçã sem que o interlocutor ou leitor tenha experimentado uma maçã é extremamente difícil. Não sei que consigo. Será que a sensação, o gosto é igual para todo mundo? Não sei...

De qualquer maneira é um exercício muito interessante. Tentar descrever a sensação provocada por uma memória que se manifesta quando vejo filmes antigos.

Vou tentar.

Leiam A Aldeia dos Magos Escondidos e me digam se a leitura provoca alguma coisa.

Até mais.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page