Café?
Sejam bem-vindos ao mês de Abril. 14 de Abril é o Dia Mundial do Café, e a indispensabilidade desta bebida sensacional em nossas vidas nos fez concluir que deixar isso passar em branco seria um pecado.
Tudo indica que o Café é uma planta originária da região onde hoje é a Etiópia. Outra espécie que certamente surgiu naquela mesma região, em outra época, é a homo sapiens, também conhecida como espécie humana. Desde o encontro entre essas espécies, nunca mais poderiam se separar.
No Brasil, a planta não só protagonizou todo um ciclo econômico, em que foi (fazendo juz a seu nome de origem árabe), a Força da economia nacional, mas, também foi de onde veio a reserva financeira para que fosse iniciada a nossa tardia industrialização.
Enquanto foi riqueza nacional, por outro lado, o agronegócio do café foi o espaço para a dor e sofrimento de negros escravizados, e o ambiente de condições insalubres que recebeu as massas de italianos que migraram para o Brasil, fugindo da guerra, principalmente na região do Vêneto.
Nem vilã, nem heroína, e ao mesmo tempo potencialmente cumprindo ambas as funções na complexa trama da História, o Café é parte da rotina de centenas de milhões (quiçá bilhões) de consumidores, fonte de prazeres, disposição, viabilizadora de inúmeras obras de arte, mantenedora da vigilância que garante a segurança de tantos etc.
Então, não hesite, não perca tempo. Vá buscar o seu cafezinho e aproveite a leitura!
O Editor:
Pernambucano, ator e escritor. Escreve em versos desde a infância e entrou de cabeça no universo dos contos e romances em 2009. Escreve em diversos gêneros, desafiando-se regularmente. Tem trabalhos em obras realistas, de fantasia, ficção histórica entre outros. Idealizou o Literatura Errante, inicialmente um blog, e tem batalhado para fazer o Literatura Errante acontecer nos novos moldes.
Publica também em:
Wattpad: @PabloAGomes
Trema: Pablo Gomes
Redes Sociais:
Instagram: @pabloagomes
Skoob (usuário): PabloAGomes
Skoob (autor): Pablo Gomes
Comentarios